O que é Front-end e back-end e qual a melhor opção? Insights para te ajudar na carreira em tecnologia Blog da Trybe

A segurança de back-end se concentra na proteção de dados em armazenamento e trânsito. Todos os aspectos de autenticação, controle de acesso e segurança da sessão são gerenciados. Ela abrange todos os serviços de back-end, incluindo bancos de dados conectados, APIs e linguagens de programação do lado do servidor.

Em outras palavras, é trabalho do front-end integrar a estrutura do site com bancos de dados diversos para validação. O front-end é responsável por coligir a entrada do usuário em várias formas e processá-la para adequá-la a uma especificação em que o back-end a possa utilizar. A segurança no desenvolvimento de back-end é mais abrangente para proteger bancos de dados, serviços de back-end e o próprio aplicativo. Isso é obtido usando criptografia, sistemas de autenticação seguros e práticas seguras de codificação. Seu usuário é responsável por vários aspectos de segurança do front-end, como manter a senha ou o dispositivo seguros. No front-end, um navegador ou aplicativo cliente armazena dados em cache como uma imagem de cabeçalho na primeira vez em que o usuário os acessa.

O Papel das APIs nas Aplicações Web

Por exemplo, em um login, uma API é o código que possibilita a comunicação entre uma aplicação nova e um sistema já estabelecido na web, como o site do Facebook. Já a parte do back-end é a que cuida dos bastidores, do funcionamento estrutural de uma página. Ou seja, gerencia o processamento e o envio de dados ao servidor e a conexão com o banco de dados. No fascinante universo da web, temos diversos agentes trabalhando em conjunto —  fatores humanos e não humanos em interação constante. Existe toda a parte técnica e estrutural e existe também um conjunto de pessoas envolvidas que trabalham para que os sites sejam visíveis e possam ser acessados.

O PHP é uma linguagem de programação de código aberto que é particularmente adequada para desenvolvimento web. Ela é usada principalmente para criar aplicativos web server-side dinâmicos e interativos. É claro que o trabalho de um desenvolvedor back-end e front-end não se resume apenas https://machineintelligence.mn.co/posts/54109973 às linguagens, existem ainda ferramentas de framework, bibliotecas, estruturas e softwares. Contudo, já fica evidente a diferença entre os dois termos da programação e a necessidade dessas duas áreas trabalharem em conjunto para fornecer boas experiências e conteúdos online.

Minha carreira na dti

No front-end para web, não temos uma divisão por linguagens, mas um grupo básico de tecnologias que poderíamos utilizar para o desenvolvimento de uma solução. Já para aplicativos, aí sim temos uma https://www.4shared.com/u/JynZCwvq/wojis64155.html divisão básica entre as possibilidades, conforme você poderá acompanhar na sequência. Você está pensando em iniciar uma carreira em programação, por exemplo, desenvolvimento de software para web?

Isso também facilitará o posicionamento no mercado de trabalho, já que essas linguagens possuem mais oportunidades de emprego disponíveis. Um exemplo prático de atuação do back-end é o auxílio na validação e segurança de dados, só que de forma mais complexa que a atividade do front-end que citamos mais acima. As imagens, distribuição de links, menus e todos os outros elementos visíveis de um website são fundamentais https://morguefile.com/creative/tumpa54dfg para que ele fique mais intuitivo e que ofereça uma navegabilidade mais agradável para quem o visita. Crie uma conta agora mesmo para começar a desenvolver para front-end e back-end na AWS. O back-end usa várias estratégias para processar milhares de solicitações de usuários ao mesmo tempo. Dessa forma, se o seu desejo é ser um profissional Front End ou Back End invista nos cursos oferecidos pela Estácio.

Experiência e interface do usuário

Se você está pensando em ingressar em uma carreira de tecnologia, pode ser que tenha essa dúvida, e até mesmo que isso influencie na sua decisão por uma ou outra área do desenvolvimento. Para isso, esse profissional dispõe de uma grande variedade de ferramentas, como Javascript, PHP, Python, Ruby, C++ e Node.js, e também é desejável que ele entenda sobre HTML e CSS. A seguir, explicamos com mais detalhes cada um desses setores, suas respectivas funções e as diferenças entre ambos. Entre os setores de tecnologia mais requisitados pelas empresas estão o Front-End e Back-End. Embora o trabalho desses profissionais seja oposto em muitos sentidos, eles também são complementares e estão diretamente ligados. Ao estudar na Anhanguera, você tem tudo isso e outros diferenciais para sua formação.

  • Um desenvolvedor front-end precisa ter habilidades em linguagens de programação como HTML, CSS e JavaScript, além de conhecimento em design de interfaces, para criar estrutura, estilo e interatividade nas páginas.
  • Como uma linguagem de programação, envolve lógica típica, com funções, eventos e variáveis.
  • Também vale destacar que front end e back end são conceitos centrais quando falamos de produtos digitais e aplicativos, por isso, continuam relevantes atualmente.
  • Python é uma linguagem de programação de alto nível, interpretada, orientada a objetos e muito utilizada em desenvolvimento de software, ciência de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.